segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A Praia da pedra do sal


A Praia da Pedra do Sal está situada em uma das ilhas do Delta do Parnaíba, a Ilha Grande de Santa Isabel, na cidade de Parnaíba a 15 quilômetros da sede do município.
O nome Pedra do Sal, seguindo a versão popular, vem das formações de sal nas concavidades das pedras graníticas, em virtude da evaporação das águas salgadas nelas depositadas.
Trata-se de uma praia exuberante que, segundo dados históricos, fora um local frequentemente visitado por navegadores fenícios que aproveitavam sua localização para realizarem experimentos astronômicos e, possivelmente, contatos com seres extraterrestres. Existem em sua costa imensos blocos de pedras lisas que, dizem as lendas, escondem tesouros deixados pelos antigos navegadores. Em meio as pedras localiza-se o farol, inaugurado em 1873. Essas pedras fazem a separação da Praia da Pedra do Sal em duas áreas com aspecto completamente distintos: uma praia (a oeste) com ondas violentas que ao baterem nas pedras propiciam um belíssimo espetáculo da natureza; e outra praia (a leste) de mar calmo e quase sem ondas onde se atracam canoas de pescadores. Sucessivas ressacas das marés vêm ao longo dos anos transformando o contorno da costa da praia, assim como de todo o litoral.



A Praia da pedra do sal possui 8 km de extensão de uma beleza abundante.A praia fica dentro da Ilha Grande de Santa Isabel, onde todos a conhecem como uma das mais belas atrações turísticas do Piauí.

Essa praia é formada por um conjunto de rochedos graníticos, que se esparramam no Oceano Atlântico, e dividem a praia em duas partes.

O rochedo, tem ainda um farol de navegação, que foi inaugurado no ano de 1873.


As informações necessárias para a criação desse blog forão pegas no seguinte lugar

http://www.google.com.br/search?q=pedra+do+sal+parnaiba&hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=np&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=8R0jT5zmG8eqgwepsfmKCQ&ved=0CCcQsAQ&biw=1024&bih=629

Nenhum comentário:

Postar um comentário