O Delta do Parnaíba banha os Estados do Piauí, Ceará e Maranhão. No Piauí ele está situado no município de Parnaíba, com lagoas, areia branca e dunas que cortam toda a região. Possui uma fauna e flora praticamente intacta, o local oferece variados tipos de frutos do mar, peixes e outras iguarias que desenham a culinária local.
Terra de gente simples e hospitaleira, o Delta do Parnaíba é hoje um dos pontos mais procurados por turistas que procuram tranqüilidade. A região, que abriga colônias de pescadores, é ponto ideal para a prática de esportes náuticos, passeios de barco e caminhadas.
Terceiro maior delta do mundo o do Parnaíba está localizado na menor faixa litorâneas do Brasil com 66 km de extensão e é formado por mais de 70 ilhas onde é possível encontrar também vegetação típica da região como manguezais e carnaubais.
Sugestão de Passeio
Em lanças rápidas, ou embarcações que levam grupos de 30 pessoas é possível fazer passeios pelo Delta através de Igarapés e Ilhas, apreciando a fauna e floras ainda intactas.
Nesse passeio o turista pode acompanhar os catadores de caranguejos e apreciar a preparação desse crustáceo e outros pratos típicos do litoral.
Sugestão de Parada: Ilha das Canárias e Ilha do Caju
Ilha do Cajú
No centro da Ilha estão os campos com os cajueiros, em parte naturais e em parte plantadas. Daí veio o nome: Ilha do Caju.
Os jesuítas antes de abandonarem a Ilha, teriam enterrado ali um magnífico tesouro, que até hoje ninguém conseguiu encontrá-lo.
Mas, sumiu o ouro, ficou a natureza majestosa da Ilha do Caju, que vem sendo mantida como um santuário ecológico pelo esforço e dedicação de uma família de origem inglesa, que detém a posse da Ilha desde 1847, preservando ali um rico tesouro.
Cinco ecossistemas completos integram a ecologia da ilha: mangues, dunas, matas, campos e alagados de água salgada. Tal variedade faz dela não apenas um paraíso do turismo ecológico e de aventura, mas também um lugar privilegiado para se conhecer, numa área relativamente pequena, toda uma síntese da geografia brasileira. Culinária:
O forte são os peixes, camarões, moluscos e mariscos que podem ser servidos das mais diversas formas. Enchovas, pescadas e taiobas frescas incrementam mais ainda o cardápio. Nas praias é indispensável a pescada em postas fritas, o caranguejo cozido e quebrado na hora ou na casquinha.
Na Ilha do Caju você pode degustar de patinhas de caranguejo, camarões fritos ao natural, ostras, mariscos, moqueca de robalo ou pescada.
Artesanato:
Na cidade de Parnaíba, a sede do Prodart (Programa do Desenvolvimento do Artesanato Piauiense) fica no Porto das Barcas e reúne trabalhos de artistas de todo o estado, sendo uma ótima referência para compras.
Cerâmica, couro, buriti e carnaúba são principais matérias-primas utilizadas na confecção dos trabalhos. Doces e bebidas completam o leque de produtos.
Comunidade Barro Vermelho
A comunidade Barro Vermelho fica entre Parnaíba e Ilha Grande. O projeto além de atender as crianças da comunidade, trabalha o artesanato de palha de carnaúba e peças ornamentais em barro.
Rendeiras do Morro da Mariana
As rendeiras do Morro da Mariana conheceram a fama em 2001, quando o estilista Walter Rodrigues apresentou o trabalho delas no São Paulo Fashion Week.
A arte que passa de mãe para filha há décadas continua encantando todo mundo que vê uma das peças, sejam elas de uso pessoal ou doméstico.
A delicadeza de toalhas de mesa, guardanapos e varandas de rede enche os olhos e é impossivel ir lá na Casa das Rendeiras e não comprar nada.
A fama das mulheres do Morro é tanta que algumas rendeiras já ministram até cursos para jovens estilistas e interessados em aprender como tecer as delicadas (e complicadas, pode ter certeza) rendas.
Um dos diferenciais apresentados pelas peças produzidas lá é o uso de linhas coloridas, porque tradicionalmente, só se usa a cor branca.
A primeira Dama do Brasil Marisa Silva desfilou um modelito feito com as rendas do Morro da Mariana na posse de reeleição do Presidente Lula.
A Casa das Rendeiras do Morro da Mariana fica na Ilha Grande de Santa Isabel, no litoral do Piauí. Saindo de Parnaíba, é só seguir pela ponte sobre o rio Igaraçu para chegar à ilha e procurar a comunidade do Morro.
A informação necessária para criação dessas pagina foram
pegas nos seguintes lugares
Informações:
Parabens! Bom trabalho! O Blog pode ser uma ferramenta muito util para vocês...
ResponderExcluir